O avanço no processo da alfabetização não é novidade para as escolas. A criança começa a aprender o letramento quando entra na escola, tendo contato com as histórias e atividades desenvolvidas em cada sala.
Antigamente, se fazia o “método sintético”, em que a professora começava a alfabetização pela parte até chegar no todo, utilizando letras, fonemas, as sílabas, unindo para que a criança começasse a ler, escrever e assim por diante. Mais adiante preferiram o método do todo, em que a criança aprende a palavra, sentença, histórias pequenas e após histórias maiores.
Mas, conforme o tempo foi passando, estes métodos foram questionados e conforme as pesquisas na área foram avançando, foi visto que a criança já aprende algo rabiscando em um papel, fazendo parte da sua alfabetização, isso foi chamado de pensamento construtivista.
Mas por que de tudo isso? Para mostrar que em cada atividade desenvolvida na escola, desde a educação infantil, o processo de alfabetização está ligado em tudo.
E uma dessas atividades é a sopa de letrinha, que se torna uma atividade divertida, finalizando com uma sopa nutritiva.
Além disso, a atividade traz diversos benefícios, como:
• Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
• Ampliar o vocabulário;
• Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras);
• Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
• Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;
• Memorizar a escrita das palavras;
• Desenvolver atenção e concentração;
• Desenvolver a coordenação motora;
Fonte: https://pedagogiaaopedaletra.com/alfabetizacao-sopa-de-letrinhas/