História

Grandes transformações são possíveis através de pequenas mudanças. Com mais de 35 anos de experiência no ramo educacional, o Colégio Criarte é uma referência em ensino e aprendizagem. Presente na mente da sociedade maringaense, é uma instituição criativa e crítica. Com mais de 70 profissionais distribuídos em duas unidades, compromete-se com o desenvolvimento das crianças, estimulando o senso crítico e a capacidade inventiva dos adolescentes, em um ambiente que valoriza os princípios fundamentais para o questionamento e a disseminação do conhecimento na prática de uma vida digna e respeitosa.

Todo o gerenciamento do Colégio Criarte é baseado em princípios éticos, diálogo e compreensão. Desde a sua criação, a inteligência e habilidades criativas são voltadas para uma educação humanizadora e questionadora, que estimula a utilização plena do potencial criativo, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A história da Criarte é uma história de encontros de desejos e sonhos que visam construir uma sociedade com valores, para além dos muros da educação unilateral e pouco criativa.

Desde 1988, a Criarte inova e promove uma educação pautada na união de sonhos e aspirações. O sonho de uma EDUCAÇÃO com letra maiúscula torna-se realidade quando a pedagoga Cristiane Resquiti Paulino Strozzi entende que o "eu" que compreende consiste em um eu que vaga pelo novo, pelo inusitado e pelo deslumbramento. Vagar por uma educação com letra maiúscula significa não ser mais o eu interior instalado, mas um eu descobridor de um mundo acessível e encantador.

No final da década de 80, era possível caminhar pelas ruas do bairro Zona 7 em Maringá e ver casas de madeira dando lugar aos arranha-céus em uma frenética especulação imobiliária. Também era possível encontrar lindas casas bem construídas que abrigavam verdadeiros lares e aconchegantes cantinhos de estímulo à convivência. Em um desses cantinhos, encontrava-se o casal Paulo Paulino e Talita Resquiti Paulino, juntamente com seus quatro filhos: Cyndia Mara, Paulo César, Cristiane e Tatiane. Enquanto a cidade crescia em todas as direções, viam-se por ali apenas três escolas de educação infantil que atendiam aos moradores que se encantavam pelo lugar, pela facilidade de locomoção e pela proximidade do centro da cidade. A terceira filha do casal Paulino havia iniciado recentemente sua caminhada pela pedagogia e, com uma amiga, decidiu montar uma escola onde pequenas mudanças provocassem grandes transformações. As mudanças consistiam em criar uma escola que praticasse uma EDUCAÇÃO maiúscula e instigante, inovadora, cheia de encantos e constantemente descobridora de novos aprendizados.

Então, a Escola Criarte foi fundada em 8 de agosto de 1988, oferecendo serviços desde o berçário até o Infantil III. Dois anos após a sua criação, o sucesso e a repercussão do trabalho inteligente e criativo foram tão grandes que a escola quadruplicou o número de clientes e incorporou a Escola Floresta Encantada. Em 2000, o trabalho pedagógico foi intensificado e a identidade da Criarte ficou ainda mais evidente. A comunidade educativa participou ativamente do processo, contribuindo com novas informações e experiências vivenciadas pelos alunos.

Em 2002, a partir da associação de esforços, cooperação técnica e compartilhamento de ideais, a escola criou a subsede II na Avenida João Paulino Vieira Filho. Com essa expansão, a Criarte passou a atender crianças desde o berçário até a 4ª série do ensino fundamental. A escola manteve um trabalho firme e equilibrado, sempre atenta à prudência e aplicação de sua inteligência ao trabalho organizado. As atitudes tornaram-se mais ativas e transformadoras, contribuindo para a expansão completa do fazer pedagógico em 2006, quando a escola passou a atender as séries finais (5ª à 8ª séries) do ensino fundamental.

A família Criarte continuou a crescer e a necessidade de uma sede própria tornou-se urgente para acomodar os projetos em desenvolvimento. A escola preparou-se para se tornar três unidades interligadas pelo mesmo ideal: criar, inovar, reinventar e viver eticamente. As obras para a nova sede, localizada na Rua Campos Sales, 1253, foram iniciadas, visando a criação de um ambiente interativo, aconchegante e fecundo. Em 2007, a instituição obteve autorização para trabalhar com as séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos, mantendo a mesma intensidade no trabalho e na EDUCAÇÃO maiúscula pretendida desde o início.

Nessa época, a preocupação com o trabalho social e a conscientização política levou a escola a desenvolver projetos solidários, despertando nos estudantes um desejo maior de participação social. A equipe pedagógica se mostrou alerta aos anseios da comunidade, transformando aquela casa no SEU ESPAÇO DO CONHECIMENTO criativo. Os anos de realizações intensas foram evidenciados em biênios, até que em 2008, a inauguração da nova sede trouxe consigo não apenas um novo espaço e a possibilidade de excelência, mas também a essência de uma instituição dedicada à educação.

A alegria de realizar um trabalho bem feito é ainda maior quando ele é reconhecido pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental no ano seguinte, por meio da Resolução 187/09. Mas essa alegria pode ser ainda mais completa quando se vê os filhos crescendo e se tornando autônomos, sabendo que a caminhada ainda não acabou. Em 2010, completou-se um ciclo na formação básica da Criarte, com a formatura da primeira turma do Ensino Fundamental II, que deixou sua marca na história da escola. A Colação de Grau dessa turma é apenas uma das muitas conquistas que demonstram o avanço seguro e destinado à transmissão de valores que servem de base para os futuros profissionais atuantes na sociedade que ajudamos a construir.

Naquele mesmo ano, vários projetos enriqueceram a instituição e a comunidade escolar, com uma clientela dez vezes maior do que na década de 90. Mas, com as transformações na educação e a reformulação do Ensino Fundamental para o regime de nove anos, o Colégio Criarte teve que se adaptar e, em 2012, passou a funcionar simultaneamente para as séries iniciais e finais desse regime.

Em 2020, mais um desafio surgiu: a implantação do Ensino Médio. Mesmo em meio a uma pandemia, a equipe não desanimou e colocou os projetos em prática, para que em 2021 o Ensino Médio pudesse começar com uma estrutura pedagógica forte e com o ensino de excelência que sempre foi oferecido pela Criarte. Muitas ações no colégio moldam atitudes que permanecerão com os alunos no caminho que ainda precisam percorrer. O desejo é sempre permanecer aprendendo nessa filosofia e a confiança das famílias na formação humanizadora de homens e mulheres capazes de viver em um mundo comum.