memórias

O que é ENEM, PAS, PSS?

Com certeza você já ouviu falar sobre essas siglas. E todas elas tem algo comum: são simulados e avaliações. Mas você sabe quando e como cada aluno deve fazer?

Abaixo iremos explicar cada um deles!

ENEM Tradicional: É uma prova anual que contém questões estudadas durante todo o colegial. Ele é a principal porta de acesso às universidades. A principal vantagem é viabilizar a entrada em universidades sem precisar fazer o vestibular, mas lembrando, nem todas as instituições de ensino aceitam nota da Enem. A UEM é uma delas, mas falaremos sobre isso mais adiante.

ENEM Seriado: A diferença deste exame, que começará a ser aplicado a partir deste ano, é que o aluno deverá fazer uma prova em cada um dos três anos do Ensino Médio e ao final a pontuação valerá nos processos seletivos falados acima. Ou seja, se você ingressou no Ensino Médio este ano, você está apto para fazer a prova. Mas se você já está terminando, então você deverá fazer o ENEM Tradicional.

PAS (Processo de Avaliação Seriada): Aqui em Maringá, uma das formas de se entrar na UEM é pela prova do PAS, mas por que? A UEM é uma das faculdades que reserva algumas vagas para alunos que prestam o concurso do PAS. Esta prova é no mesmo sentido do ENEM Seriado: deve-se fazer nos três anos do Ensino Médio. Acaso perca um ano de prova, o aluno não pode mais participar deste processo. Na última etapa da prova, ou seja, na terceira série, o aluno deverá escolher para que curso a nota dele será contada e conforme a nota de corte o aluno poderá ou não entrar por meio deste processo.

PSS (Processo Seletivo Seriado): Ué, mas não é a mesma coisa? Sim, o que muda é a Universidade. Aqui no Paraná temos a UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) que usa este tipo de avaliação para disponibilizar vagas aos candidatos.

Aqui no Colégio Criarte, com o nosso ensino de excelência, os alunos do Ensino Médio estarão habilitados para fazer cada simulado, preparando cada um para passar nas melhores universidades!

Saiba mais sobre nosso Ensino Médio: https://www.colegiocriartemaringa.com.br/medio.php